Menu

Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

terça-feira, 16 de maio de 2017

Chamonix Mont Blanc - Mer de Glace


No dia 28 de dezembro continuamos nossa saga em familia e fomos parar na França! 


Nesse dia alugamos uma mini van no aeroporto por 500 francos suíços, caro demais! Tivemos que deixar um calção de 100 dólares só para gasolina, incrivelmente não existe depósito de franquia e nem vistoria do carro nem antes e nem depois. Felizes da vida fomos para o coração dos Alpes Franceses, Chamonix! A cidade fica a 1h30m de carro da Suíça e é super charmosa e movimentada devido as famosas estações de ski! Paramos em um dos vários estacionamentos da cidade e pagamos 30 euros o dia.

Centro de Chamonix




Uma das atrações da cidade é o Mer de Glace ou Mar de Gelo, uma incrível caverna de gelo iluminada e decorada com esculturas de gelo que atrai milhares de turistas por ano. Para chegar até lá, é necessário pegar um trem na Gare du Montenvers no centro de Chamonix. O trem sai a cada 30 minutos e custa 31,50 euros. Se você for subir ao Aiguille du Midi no mesmo dia vale a pena comprar o bilhete Mont Blanc Unlimited por 62 euros para as duas atrações. A subida até 1.913 metros de altitude é incrível. Chegando lá é possível pegar um bondinho e depois encarar 430 degraus para visitar o Museu de Gelo. Descemos com o Joaquim no colo, e valeu cada esforço para subir tudo depois! Durante a descida é possível ver nas marcações os efeitos do aquecimento global reduzindo a quantidade de gelo nos Alpes. A melhor forma de levar bebês é no sling ou no canguru, carrinho nem pensar. No inverno funciona de 10h a 16h30m e no verão de 08h30m a 17h. Ah, uma dica! Não jogue seu tiket no lixo pois você ira precisar dele para pegar o trem de volta!



A marca do aquecimento global

Porta do Mer de Glace

Interior do Mer de Glace

Eu não aconselho esse passeio para menores de dez anos se você não tem intenção de carregar menino no colo. No nosso caso foi tranquilo porque Joaquim tinha apenas oito quilos. Vi muitas crianças na faixa de cinco/seis anos de idade mas com certeza alguém teve que subir a escadaria com essas crianças no colo. Eu confesso que quase morri na subida.
Presenciei também uma mãe fazendo uma mamadeira para a filha no frio de muitos graus abaixo de zero. Nessa hora dei graças a Deus por ter feito o esforço que fiz para Joaquim mamar quando ele nasceu! Quando subimos toda aquela escadaria de volta, ele acordou e tomou um leitinho quentinho da peitoca da mamãe.

Amamentando o Joaquim
Voltando ao centro de Chamonix, Rafael, a irmã Renata e o padrinho de Joaquim, Claudio foram tentar subir o Aiguille du Midi, o topo do mundo, mas não conseguiram por que fechava às 16 horas e eles chegaram atrasados. Como a altitude era muito alta não tem como levar as crianças. Eu, Joaquim, Francisco, Maria, Alice e vovó Mônica ficamos lanchando em um café na estação de ski. Depois dos comes e bebes já estava noite e era hora de voltar para Genebra, onde estávamos hospedados! 

Gostaria de ter esquiado, mas tinha que cuidar de Joaquim, meu pacotinho de sete meses, que queria mamar toda hora. Vi muitas crianças esquiando na estação de ski do centro, acredito que são mais adequadas pois tem escola de ski e pistas para iniciantes.


5 comentários:

  1. Olá, tenho uma pequena de dois anos e sete meses, mês q vem iremos a Suíça e Itália
    Um passeio no mont Blanc está no roteiro
    Porém estou com dúvidas quanto a altitude
    Da pra ir com a criança?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Pode levar sua filha tranquilamente até Chamonix. Agora, não é aconselhável ir com ela até o Aiguille du Midi, o topo do mundo, pois é muito alto e ela pode passar mal.
    O passeio até Mer de Glace ou Mar de Gelo é bem tranquilo, só que tem uma escadaria enorme para subir na volta e provavelmente alguém terá que subir com a sua pequena no colo! Mas também não é nada demais...vai subindo devagarzinho que dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Em março viajo com um bebe de 4 meses para chamonix.
    Consigo subir ate metade do aiguille e depois revezar a subida do topo com o meu marido?
    Conseguimos ir ate o primeiro level e depois um sobe ao topo e o outro aguarda com o bebe no primeiro level?

    ResponderExcluir
  4. Olá Lorene! Me desculpe a demora para responder... no momento não tenho essa informação 😔 Para ter certeza teria que entrar em contato com a empresa que faz o passeio. Se desse para fazer esse revezamento seria legal!

    ResponderExcluir

Booking.com