Menu

domingo, 27 de janeiro de 2019

Pamukkale com criança - Bate e volta de avião

Por Ludmila Requião

Neste dia, 17 de abril de 2018, acordamos bem cedinho e fizemos um "bate e volta" de avião de Istambul para Pamukkale na Turquia! Esse lugar é conhecido mundialmente pelas águas termais que formam piscinas de calcário bem branquinhas - o castelo de algodão, um cenário natural incrível!

Viagem para Pamukkale

Pamukkale fica a menos de 100km de Denizli. Tivemos que tirar Joaquim da cama cedo, cedo, cedo e com ele ainda dormindo fomos para o aeroporto. Pegamos o voo das 05:45 da manhã da Turkish Airlines em Istambul e depois de uma hora pousamos em Denizli com o nascer do sol!

Aeroporto de Denizli

Aluguel de carro

Em Denizli havia um representante da locadora de carros EuropCar nos esperando. Fizemos a reserva com nosso parceiro Rentcars.com que apresenta um comparativo das diversas locadoras disponíveis e ainda possibilita efetuar o pagamento em reais, sem incidência de IOF em até 12 vezes.
Nesse aluguel, contamos com o seguro do Visa Infinite. Não é necessário carteira de motorista internacional para dirigir na Turquia e o valor do aluguel era em geral um pouco mais barato do que no Brasil. A rodovia que nós passamos estava em bom estado e bem sinalizada!
A estrada era de pista simples, mas bem tranquila! Acho que estava tranquila porque era bem cedo! A viagem durou cerca de uma horinha!

Enquanto Rafael assinava os papéis do aluguel do carro (com cadeirinha), Joaquim comeu uma maçã! Depois disso, partiu Pamukkale!!!

P.s. O aluguel de carro em Denizli foi meio anormal! Porque não tinha um escritório ou um pátio com os carros. Como a cidade é bem pequenininha, o funcionário encontrou com a gente no estacionamento do aeroporto e devolvemos o carro em um posto de gasolina onde tinha um funcionário nos aguardando dentro de um carro. E ainda por cima só um funcionário sabia falar inglês e ele não estava lá quando fomos devolver o carro, mas nada que uma boa mímica não resolva... kkkk

Idade do Joaquim

1 ano e 11 meses

Clima

Fomos em Abril, na primavera, o clima estava ótimo! Super ensolarado!

Moeda Local

Lira Turca, na época 0,90 real = 1 lira

Meios de transporte

Chegamos em Denizli de avião e alugamos um carro para ir até Pamukkale! Essa opção foi ótima!

Acessibilidade

Vimos pessoas com carrinho de bebê e é possível levar carrinho, mas nós não levamos e graças a Deus não fez falta! A acessibilidade é complicada porque a estrada que chega às piscinas é de chão e pedra.

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia.

Hospedagem

Nós não nos hospedamos em Pamukkale. Fomos e voltamos para Istambul no mesmo dia!   Se você quiser se hospedar na cidade, clique aqui e veja as melhores opções!

Passeio por Pamukkale

Antes de entrar no complexo, ainda na rodovia, arriscamos levantar o drone para fazer umas imagens! Era a nossa oportunidade, afinal, lá na Turquia eles são super rigorosos com a utilização de drones!

Rodovia em Pamukkale

Depois dessa aventura inicial, pegamos o carro e fomos até a portaria do parque, estacionamos e pagamos 35 liras turcas. A entrada para as  piscinas de Cleópatra era pago a parte e custava 32 liras turcas.

Preços Pamukkale

Na portaria eu ficava imaginando, onde estavam toda aquela areia branca que eu tinha visto nas fotos da internet?! Porque na entrada, parecia que não tinha castelo de algodão nenhum por lá kkk parecia mais um deserto! E para aumentar mais ainda a expectativa, antes de chegar nas piscinas, teoricamente os turistas visitam as ruínas de Hierápolis. Como não tínhamos muito tempo pulamos essa parte!

Entrada para Pamukkale

Andamos bastante, até que acharmos a tal areia branca ainda misturada com areia marrom!

Caminho até as piscinas

E finalmente chegamos ao famoso Castelo de Algodão, tradução da palavra Pamukkale em turco! A foto não mostra a beleza por completo. Ao vivo é sensacional!!!
Essa foto abaixo são as piscinas que não podem ser tocadas!

Pamukkale

Abaixo são as piscinas que podemos entrar! Sempre tem muitos turistas por lá! A dica para conseguir tirar uma boa foto é chegar cedo!

Antes de pisar nas piscinas devemos tirar os sapatos para não estragar a estrutura de calcário. Não se preocupem que não escorrega!
Como não vi guarda volumes, deixamos a bolsa de Joaquim junto com nossos sapatos na beirinha das piscinas.

Lá tem várias piscinas, mas o espaço acaba ficando pequeno para a quantidade de turistas! Essa água clarinha é bem atraente mas não vale a pena tomar banho pois é bem rasinho. Vocês podem até levar roupa de banho, mas só se for na intenção de tirar fotos artísticas!!!

Pamukkale

Vista das piscinas de baixo

As piscinas naturais são bem branquinhas devido a grande quantidade de calcário da região. Teoricamente as águas de Pamukkale são de origem termal, mas essa piscina que Joaquim estava brincando era de água fria, porém estava com uma temperatura agradável e com efeito azul fantástico!
Essa região se tornou muito popular porque há muito tempo atrás as pessoas acreditavam que essa água tinha poderes de cura!

Diversão em Pamukkale

Pamukkale

Quem mais se divertiu nas piscinas foi o Joaquim!!! Ele fez muitos castelinhos de lama branca e para completar tomou banho de lama!
Não vi crianças por lá nesse dia! Acho que por isso Joaquim chamou tanta atenção! Várias pessoas tiraram foto dele brincando!

Banho de lama

Pamukkale

Essa foto abaixo é bem na entrada das piscinas, onde a gente deixa os sapatos.
Antes de ir para as piscinas de Cleópatra troquei a fralda e o short do Joaquim!

Perto das piscinas de Pamukkale tem umas barraquinhas que vendem sorvete e lanche, o lugar é bem rústico! Eu aconselho levar um lanchinho para as crianças porque lá não tem muitas opções!

Piscinas de Cleópatra

Caminhamos um pouco das piscinas de Pamukkale até as piscinas de Cleópatra. Quando chegamos lá, encontramos uma estrutura um pouco melhor! Tinha uma lojinha de souvenirs, um restaurante com bastante mesas e cadeiras, sorveteria, loja de doces, banheiros e guarda volumes. Ah, nessa piscina a gente pôde nadar!

Almoço

Eu tinha levado um arroz com cenoura que eu tinha feito no hotel por medo de não achar comida para Joaquim. Sentamos no restaurante (que só vendia fritura) pedimos um empanado de carne com batata frita. Essa era a melhor opção do restaurante. Fiz bem em garantir o arroz do moleque!!!

Joaquim e seu arroz com cenoura

Tomamos um sorvetinho porque ninguém é de ferro!!! kkk

Sorvete

Loja de doces que dá vontade de comer um de cada...

Doces Turcos

Piscinas de água quente

Depois do almoço guardamos nossas coisas no guarda volumes e fomos para a piscina! Ah! Tivemos que guardar até a máquina fotográfica porque não pode tirar fotos dentro da piscina. Existem uns fotógrafos particulares por lá que cobram um absurdo de caro.

Eu fui toda animada porque sabia que a água era quente! Na verdade era bem morninha!
Eles aproveitaram as ruínas da antiga piscina, onde Cleópatra supostamente frequentava e construíram uma estrutura nova.

Joaquim adorou a temperatura da água! Confesso que é meio complicado circular pela piscina com uma criança no colo porque no fundo tem muitas ruínas de mármore que foram da época do império romano e alguns buracos perigosos! A piscina não é muito funda, dá pé! Nós adoramos e relaxamos bastante por lá!!! Joaquim logo fez amizade com uma menininha da idade dele que estava na água!

Piscinas de cleopatra

Ao lado dessa piscina, tem uma área com gramado e cadeiras de sol! Ficamos lá um tempo descansando e Joaquim brincando! Ele fez uma amiguinha e adotou duas vovós francesas!!! Ele sempre dormia depois do almoço, nesse dia ele estava tão empolgado que não quis dormir.

Piscinas de Cleópatra

Da área das Piscinas de Cleópatra podemos ver de longe o sítio arqueológico de Hierápolis!
A cidade foi fundada no século II a.C. Sofreu vários terremotos e foi reconstruída várias vezes! Foi citada uma vez na bíblia em Epístola aos Colossenses e hoje, juntamente com Pamukkale é considerada Patrimônio Mundial da Unesco!

Lá se encontram ruínas do teatro romano, fóruns, túmulos e fontes de água termal que atrai milhares de pessoas para o local. Se vocês quiserem visitar as ruínas, prepare-se para andar. Elas estão espalhadas em um terreno meio irregular e demanda muito tempo para visitá-las!

Anfiteatro

Abaixo, foto de uma fonte de água limpinha! Pode até beber!

Fonte de água doce!

Joaquim se divertiu muito durante todo o passeio! No meio da tarde chamamos ele para ir embora e ele queria ficar mais... mas tínhamos que ir! Voltamos para a rodovia e ficamos impressionados com a quantidade de carros e ônibus de turismo estacionados por lá!

Sentamos no restaurante Cadde Grill House, que fica na rodovia e vimos uma peregrinação subindo para as piscinas! Estão vendo na foto abaixo essa linha preta no meio do monte branco? São pessoas subindo no sol quente até o Castelo de Algodão!

A dica para não enfrentar essa subida é chegar bem cedo! Além de aproveitar melhor o dia, vocês podem tirar fotos sem ter pessoas por perto além de estacionar lá em cima perto das piscinas!

No período da tarde, chega grande quantidade de turistas de bate e volta de ônibus e van partindo de Istambul e da Capadócia. Como o voo interno na Turquia é barato achamos muito melhor nossa estratégia de fazer o bate e volta de avião!

Jantar

No Cadde Grill House fomos muito bem atendidos! Pedimos uma carne estilo kafta com um arroz que vem com macarrão, batata frita e salada. Estava tudo delicioso! Joaquim comeu um pouquinho e dormiu...

Jantar delicioso!!!

O atendente do restaurante foi super atencioso e juntou essas duas cadeiras para Joaquim dormir!

Soninho bom!!!

Enquanto isso Rafael tomou uma cervejinha! Eu não bebi pois iria voltar dirigindo até o aeroporto. Não é muito fácil achar bebida alcoólica na Turquia. Essa cerveja fez a felicidade do papai kkk. Reparamos que no verso da garrafa tinha um lembrete bem interessante de quem não poderia ingerir aquela bebida.

E só a título de curiosidade, a cerveja foi aprovada!!!

Antes do por do sol, chegamos ao aeroporto de Denizli, devolvemos o carro alugado e pegamos nosso voo de volta para Istambul!

Comece a planejar sua próxima viagem:

ACOMODAÇÃO: Encontre promoções e reserve hotéis através do Booking.com
ALUGUEL DE CARRO: Compare os melhores preços e reserve no Rentcars.com
SEGURO VIAGEM: Contrate seu seguro viagem com 5% de desconto usando o cupom TAMBEMVIAJAR5 na SegurosPromo