Menu

Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Éfeso com criança

Por Ludmila Requião



Fizemos um "bate e volta"de avião de Istambul até Izmir, local onde ficam as ruínas de Éfeso. Essa foi a forma mais confortável que encontramos para fazer esse tour com criança! 

Viagem para Izmir

Às 6 horas da manhã do dia 19 de abril de 2018 estávamos dentro do avião prontos para viajar para Izmir, cidade que fica a 79,4km de Éfeso. Joaquim foi para o aeroporto de pijama para completar o soninho dele no avião! Embarcamos em um boing 777 da Turkish Airlines para um voo de apenas 40 minutos. Esse avião era gigantescooo!!!

Joaquim com o controle do avião tentando ligar para a vovó

Aluguel de carro

Em Izmir, alugamos um carro com cadeirinha pela RentCarsque apresenta um comparativo das diversas locadoras disponíveis e ainda possibilita efetuar o pagamento em reais, sem incidência de IOF em até 12 vezes e seguimos para as ruínas de Éfeso. Nesse aluguel, contamos com o seguro do Visa Infinite. Não é necessário carteira de motorista internacional para dirigir na Turquia e o valor do aluguel era em geral um pouco mais barato do que no Brasil. A rodovia que nós passamos estava em bom estado e bem sinalizada! Joaquim dormiu durante os 40 minutos de viagem! Ainda paramos no meio da estrada em um verdurão para comprar frutas. 

Vista linda do Mar Egeu

Idade do Joaquim

1 ano e 11 meses

Clima

Fomos na primavera. O clima estava frio e ensolarado!

Moeda Local

Lira Turca

Meios de transporte

Chegamos em Izmir de avião e alugamos um carro para ir até as ruínas de Éfeso! Essa opção foi ótima! 

Acessibilidade

Não aconselho ir com carrinho de bebê para as ruínas de Éfeso! O chão é muito acidentado!

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia.

Hospedagem

Não nos hospedamos em Izmir. Fomos e voltamos para Istambul no mesmo dia. Se você quiser se hospedar na cidade, clique aqui e veja as melhores opções!


Agora, um pouco de história! 

Chegada pela entrada principal

A cidade de Éfeso tem vestígios de que foi habitada desde o final da  idade do Bronze! 
Por volta de 1200 a. C. começaram a chegar as imigrações Jônicas e é por isso que o local é mais conhecido como uma cidade Jônica Grega. Éfeso sofreu inundações, alterações devido as vontades de cada governante que chegava e várias invasões, mas por volta do século VI, pelo domínio do rei da Lídia, Éfeso se tornou uma das cidades mais ricas do mundo mediterrâneo! 
Apesar de Éfeso ter quase 5 mil anos, não vimos vestígios dessa época. O que vimos são ruínas da época romana!

O templo da deusa Diana ou templo de Ártemis que fica em Éfeso foi uma das sete maravilhas do mundo antigo! Hoje resta apenas uma coluna desse templo em ruínas. As outras colunas foram reutilizadas em outras construções. A Basílica de Santa Sofia herdou algumas colunas do templo de Diana 

Lembram de Heráclito? O filósofo pré- socrático, considerado pai da dialética e defensor do pensamento de que o fogo é o elemento primordial de todas as coisas e que  "tudo flui"?! Ele nasceu em Éfeso!

Éfeso foi um lugar muito cobiçado. Durante o domínio do Império Romano em 129 a.C. foi a segunda maior cidade do Império e do mundo, ficando atrás apenas de Roma. Passeando por lá, não imaginava que a população daquela época chegou a 500 mil habitantes!

O tempo passou...muitas coisas aconteceram... e em 263 d. C., a cidade foi destruída pelos Godos, apesar de ter sido reconstruída pela milésima vez, depois que o porto que tornava a cidade como centro comercial foi assoreado pelo rio Caístro, declinou! 

A riqueza que Éfeso possuía não era apenas material, existiam escolas filosóficas, de magos e muitas manifestações religiosas!

Mesmo 98% da população da Turquia sendo muçulmana, o país tem uma grande importância para o cristianismo, apesar dos muçulmanos acharem que Cristo foi apenas um profeta como outros 40 mencionados no Alcorão. 

Muitos turistas se emocionam quando vão a Éfeso porque a 10km das ruínas principais, está a última residência de Maria, mãe de Jesus! Todos os indícios indicam que ela teria passado seus últimos anos por lá! Não chegamos a visitar a casa de Maria porque tínhamos passado a manhã inteira andando entre ruínas e Joaquim já estava cansado! 

Vimos também a igreja que Maria foi proclamada mãe de Deus em 431d.C. Nessa época existiam várias opiniões sobre esse assunto. Um grupo defendia que Maria podia ser a  mãe de Cristo humano mas não do Cristo divino, esse grupo foi expulso da igreja. 

Ele amou brincar com essas pedrinhas milenares

Dicas

Antes de visitar as ruínas, providencie água, um lanchinho e se estiver muito sol um chapéu! Vá com sapatos confortáveis!

Antes de chegar nas ruínas em si, existem restaurantes e lojinhas de souvenires

Visitamos as ruínas de baixo para cima. Dessa forma vimos primeiro o teatro e a biblioteca de Celso, porém tivemos que subir uma ladeira de pedra enorme com Joaquim no colo! Se preferirem, comecem a caminhada pela entrada superior e vão  descendo que na descida todo santo ajuda! 

Acho que essas ruínas merecem ser visitadas com um guia! Não contratamos um guia nem sei porque. Só sei que deveria ter contratado um!

Pagamos 40 liras turcas por pessoa para entrar

Ruínas Importantes

As ruínas passaram por restaurações e eu achei o lugar super preservado! Em 2015, Éfeso foi considerada Patrimônio Mundial da Unesco! 


Abaixo, escada de acesso a arquibancada do que foi considerado um dos maiores teatros do mundo! Tinha capacidade para 25 mil pessoas! Esse lugar foi utilizado para eventos especiais como teatro, concertos, lutas de gladiadores e reuniões politica e religiosas. 

Teatro 

Arena do antigo teatro

A biblioteca de Celso já impressiona em ruínas imagine quando era inteirinha?! Construída no ano 117 d. C. aproximadamente, ainda está muito conservada e na época foi projetada para abrigar cerca de 12 mil pergaminhos. O túmulo do ex imperador romano Tiberius Julius Celsus Polemaenus está na biblioteca! Essa é uma das três bibliotecas mais importantes do mundo antigo. As outras duas ficavam em Pergamo e a outra em Alexandria.

Biblioteca de Celso 

Olha o charme dessas ruínas com o verde da vegetação!!!




Saindo da região onde fica o grande teatro e a biblioteca de Celso, subimos a rua do porto! Era um ladeirão de mármore incrível! No fim dessa rua, ficava o porto onde escoava as riquesas de Efeso. Mas com o aterramento que a região sofreu, razão pela qual os habitantes abandonaram a cidade, o mar fica a quase sete quilômetros de Éfeso.
As escavações em Éfeso começaram em 1893 e ainda hoje a cidade esta em processo de escavação e para vocês terem ideia, nem 10% da cidade foi escavada! 



Pura diversão

Depois da manhã inteira andando pelas ruínas, pegamos um taxi na saída alternativa e voltamos para o local da entrada principal de Éfeso e almoçamos no Tea Café, um dos restaurantes que existem por lá. A comida estava ok! Nesse dia, levei a comida (gelada)  de Joaquim que eu tinha feito no hotel e pedi para esquentar no microondas do restaurante. 

Há quem pense que esse passeio pode não ser considerado muito indicado para crianças, mas Joaquim aproveitou junto com a gente muito feliz da vida!


Comece a planejar sua próxima viagem:


ACOMODAÇÃO: Encontre promoções e reserve hotéis através do Booking.com
ALUGUEL DE CARRO: Compare os melhores preços e reserve no Rentcars.com
SEGURO VIAGEM: Contrate seu seguro viagem com 5% de desconto usando o cupom TAMBEMVIAJAR5 na SegurosPromo
TOURS E ATRAÇÕES: Contrate seu passeio em Get Your Guide



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Booking.com